O bem-estar no trabalho nunca foi tão discutido como ao longo dos últimos anos, especialmente com o crescimento do home office ou trabalho remoto. Trabalhar em casa trouxe flexibilidade, como também novos desafios: a saúde mental dos colaboradores, a sua produtividade e motivação.
Neste artigo, iremos explorar algumas questões importantes para manter o equilíbrio e o bem-estar no trabalho, mesmo à distância.
Índice
- Porque é que o bem-estar no trabalho é importante?
- Os três principais pilares do bem-estar de um colaborador
- Como manter a motivação em regime de home office: uma estrutura prática de bem-estar no trabalho

Porque é que o bem-estar no trabalho é importante?
O bem-estar no trabalho é um pilar essencial para o sucesso individual e organizacional. Quando os colaboradores se sentem fisicamente e emocionalmente saudáveis, a produtividade, a motivação e o compromisso aumentam significativamente. Um ambiente que promova um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, reconhecimento e condições de trabalho adequadas reduz o stress e o absentismo. Caso estas questões não sejam corrigidas, rapidamente podem tornar-se num problema e afetar negativamente a empresa e os empregadores.
Muitas empresas têm adotado o regime híbrido ou até mesmo o regime remoto. Contudo, no modelo de home office, verifica-se uma dificuldade em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tornando-se desafiante para a saúde de um colaborador, assim como para a sua vida pessoal, produtividade e performance. É, assim, importante investir no bem-estar no trabalho dos colaboradores, podendo aplicar algumas práticas essenciais que serão abordadas mais abaixo.
Os três principais pilares do bem-estar de um colaborador
Ao longo dos anos, o bem-estar dos colaboradores transformou-se numa relação abrangente entre três principais pilares para o equilíbrio da saúde de um colaborador: físico, emocional e financeiro. Cada um deles afeta diretamente a produtividade, a satisfação e o bem-estar no trabalho em regime remoto.
- Físico: O sedentarismo e a má postura são erros comuns neste regime de trabalho. Assim, e de forma a melhorar o bem-estar no trabalho, é essencial criar um espaço de trabalho confortável, fazer pausas para alongamentos e caminhadas curtas e ter um estilo de vida saudável (prática de exercício físico e alimentação saudável).
- Emocional: O isolamento e a pressão por produtividade podem afetar o bem-estar no trabalho de um colaborador. O foco está na saúde mental e na redução do stress ou ansiedade, e para tal, é necessário estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal, manter o contacto social com colegas de trabalho e praticar mindfullness ou técnicas que ajudam o colaborador a gerir corretamente o seu stress ou a reduzi-lo significativamente.
- Financeiro: O stress financeiro contribui para o bem-estar no trabalho de um funcionário. Apesar de no regime home office se economizar, por exemplo, em transportes, por outro lado, surgem desafios relacionados com os gastos em energia ou em equipamentos de trabalho. Face a isto, o colaborador pode planear orçamentos e aproveitar eventuais benefícios que a organização ofereça (auxílios de regime home office, cursos gratuitos).
Quando o físico, o emocional e o financeiro estão em harmonia, o colaborador não só tem uma melhor performance, como encontra melhor realização no trabalho remoto.
Como manter a motivação em regime de home office: uma estrutura prática de bem-estar no trabalho
O principal desafio silencioso provocado pelo trabalho remoto assenta na queda da motivação. Sem o ambiente tradicional de trabalho, alguns colaboradores tendem a sentir-se isolados e sem foco.
A solução? Uma abordagem estratégica que alia o bem-estar no trabalho com técnicas de motivação contínua.
1- Entenda a fonte da sua motivação
A motivação não é um recurso ilimitado, precisando de ser cultivada. Pergunte-se:
– O que o faz levantar para trabalhar diariamente?
– Quais são as tarefas que mais gosta e aquelas que mais o esgotam?
– Como pode ajustar a sua rotina para se focar naquilo que realmente importa?
Quando alinha as suas atividades às suas motivações intrínsecas, o trabalho flui com mais naturalidade.
2- Recrie gatilhos motivacionais do seu local de trabalho físico
No espaço físico, a motivação pode surgir de interações espontâneas, pausa com colegas de trabalho e até com o simples desempenho. Em home office, é necessário recriar esses estímulos:
– Simule um “momento de chegada”: Por exemplo, tome um café e ouça uma música inspiradora antes de começar o seu dia de trabalho;
– Estabeleça micro-recompensas: Após uma tarefa mais trabalhosa ou com um elevado nível de dificuldade, faça uma pausa para alongar, fazer exercício físico ou alimentar-se;
3- Combata a solidão
Um dos maiores desafios do trabalho remoto centra-se na falta de interação espontânea. Pode atenuar este sentimento agendando check-ins pessoais (além dos profissionais), participar em comunidades online da sua área para trocar ideias e ter um colega de trabalho com o qual possa partilhar objetivos e progressos.
4- Varie a sua rotina
De forma a evitar a estagnação que leva ao tédio e à desmotivação deve experimentar mudar de ambiente de trabalho, testar novas ferramentas ou métodos e incluir aprendizagens rápidas, através de podcasts e cursos.
5- Lembre-se do porquê do seu trabalho
Quando a motivação diminui, reconectar-se com o seu propósito é essencial.
– Visualize os seus objetivos, por exemplo, através de um quadro de objetivos;
– Relembre aquilo que já conquistou;
– Pense no impacto do seu trabalho.
Assim, investir no bem-estar não é apenas uma responsabilidade social – é uma estratégia inteligente. Empresas que priorizam a saúde mental, a formação e um clima organizacional positivo atraem e retêm talentos e fortalecem a sua reputação. No fim, cuidar das pessoas é cuidar do próprio negócio.
No Picaponto acreditamos que um profissional motivado é aquele que cuida da sua energia, propósito e conexões. Experimente estas dicas e descubra como trabalhar em casa pode ser leve, produtivo e inspirador.