Para os donos e gestores de uma empresa, gerir uma pequena ou média empresa em Portugal implica ter um equilíbrio constante entre legalidade, controlo de custo e eficiência, e numa altura em que o tempo é um dos ativos mais valiosos, escolher um relógio de ponto digital pode ser uma decisão muito vantajosa para uma empresa.
Fique a conhecer as 5 Formas de Melhorar a Produtividade e Reduzir Custos com um Relógio de Ponto Digital

1. Cumprimento legal sem complicações
Uma das preocupações das PME’s em Portugal é garantir o cumprimento da legislação laboral, sobretudo quando não existe um departamento de recursos humanos dedicado. A legislação obriga ao registo rigoroso dos tempos de trabalho, e não o fazer corretamente pode resultar em multas e processos dispendiosos.
Com um relógio de ponto digital, o registo de horários deixa de ser uma preocupação, dado que o sistema gere automaticamente os dados necessários para auditorias, inspeções ou disputas internas, permitindo que a empresa esteja em conformidade com a lei, sem perder tempo com processos manuais ou arriscar penalizações.
2. Redução de custos administrativos
Ao utilizar um relógio de ponto digital, está a automatizar o registo de ponto manual, o que elimina tarefas manuais (e o tempo alocado a esta tarefa), reduz erros e facilita a gestão dos horários, turnos, férias e ausências dos colaboradores.
Ao fazê-lo garante menos tempo perdido com burocracias e menos recursos alocados à gestão administrativa.
Para uma PME, isto significa mais tempo para o negócio e menos tempo em folhas de Excel.
3. Visão clara da assiduidade da equipa
Um relógio de ponto digital como o Picaponto, permite que os gestores tenham acesso a dashboards e relatórios de assiduidade em tempo real, o que facilita e acelera a identificação de padrões de comportamento, como atrasos, ausências e horas extra, aumentando a eficiência em todo o processo de gestão de assiduidade.
Com o relógio de ponto digital do Picaponto, os gestores de PME podem tomar decisões mais informadas, justas, estratégicas e mais rapidamente – mesmo sem um departamento de RH interno.
4. Suporte técnico local e próximo
O Picaponto está situado em Portugal, e ao contrário de soluções internacionais mais genéricas, oferece suporte em português, feito por especialistas que conhecem a plataforma e a realidade das empresas nacionais.
Para uma PME que não tem uma equipa de IT, o acompanhamento próximo e humano dado pelo Picaponto é uma grande mais valia, sobretudo em momentos críticos como a implementação ou mudanças legais.
Este apoio faz com que a resolução de problemas e o esclarecimento de dúvidas seja mais rápido, melhorando a produtividade e eficiência.
5. Escalabilidade e simplicidade no dia a dia
O relógio de ponto mais indicado para uma PME é aquele que se adapta à evolução da empresa e das suas necessidades, é fácil de usar, é intuitivo e é fiável, tanto para os gestores como para os colaboradores.
Esta simplicidade faz com que o tempo investido na gestão da assiduidade seja menor e a escalabilidade permite uma maior rapidez na atualização da plataforma de modo a adaptar-se à evolução da empresa e das suas necessidades.
O relógio de ponto digital é um investimento – não um custo
Para as PME portuguesas, cada recurso conta. Um sistema de relógio de ponto digital como o Picaponto é mais do que um cumprimento legal — é um aliado no aumento da produtividade e redução de custo para uma empresa.
Está pronto para simplificar a sua gestão de assiduidade?
